Posted by : Xandy1608


Olá povinho! Enquanto os desenvolvedores indies dormem nas profundezas dos maus tempos de criação, e as comunidades makers se reerguem, eu estive muito carente de jogos, então acabei pulando para outro barco, o barco dos mangás, e dele, venho trazer a primeira recomendação para mangá do nosso Do Jogo Ao Novo, e pois é, estou falando da minha surpresa da semana, Citrus!

No momento em que estou fazendo essa postagem, Citrus continua em lançamento, então caso eu diga alguma informação ou erro que já foi resolvido futuramente, por favor me perdoem. Normalmente eu espero a obra terminar para recomendar aqui, mas como mangás não tem uma data certa, eu decidi fazer isso logo, fora que, esse mangá realmente merece. Enfim, chega de enrolar, bota uma musiquinha legal e vem comigo!

Como é um mangá, sem trailer e OST de anime, paciência.

Citrus é um mangá que contam com os gêneros drama, romance, escolar e yuri (Calma, lê primeiro e manifesta depois), foi publicado pela primeira vez em 17 de novembro de 2012 na Comic Yuri Hime, foi desenhada e escrita por ninguém mais ninguém menos que Saburouta, que já trabalhou em outros mangás como Yuri Hime Wildrose e Choukyou Kareshi, apesar de suas outras obras serem relativamente satisfatórias de acordo com seu público alvo, foi com Citrus que a coisa ficou séria, onde estava pra nascer finalmente um mangá Yuri bem conceituado, mas você me pergunta... "como assim bem conceituado?". É fácil responder, pelo menos de todas as outras obras yuri que já vi anteriormente, principalmente por volta de 2012, que era pra quando eu estava mais na vontade com isso, eu tive a impressão de que todas as obras Yuri, ou eram superficiais e chatas, ou eram um corredor de pegação onde tudo era desculpa pra ter duas garotas se beijando, e dependendo da obra, indo mais longe (já que o gênero só precisa disso para existir, mas não é bem assim para ser bom).
A história de Citrus gira em torno de Aihara Yuzu, que sempre viveu sua vida como uma menina normal e ridiculamente vaidosa, que nunca namorou ou beijou em toda sua vida, porém estava determinada para mudar isso em sua adolescência. Yuzu então se vê indo para uma escola feminina, onde seus senhos de arrumar um namorado vão por água abaixo e para piorar, se vê em uma complicada situação, pela escola ser muito rígida, não permitindo maquiagens, celulares, acessórios adicionais ou alterações no uniformes. Dentro dessa escola, Yuzu encontra Aihara Mei, a nossa próxima personagem principal, que é totalmente fria e rígida com as regras da escola (e ainda toma o cargo de conselho estudantil), o que acabou não gerando uma primeira impressão muito boa, e é ai que a história começa. A premissa de Citrus pode parecer meio boba, mas isso realmente é, por ser um mangá de colegial, é normal que seja o mais próximo da realidade possível, mas não deixem isso te enganar, a linha de acontecimentos de Citrus é magnífica, e com certeza irá se surpreender com ela pelo menos uma vez!
Vale ressaltar que a história e os acontecimentos de Citrus são bem pesados, tanto que em muitos sites este mangá é reconhecido por ter conteúdo adulto, apesar de não ser um hentai (Existe uma linha entre mangás com conteúdo adulto não apelativo e os mangás hentai, você pode conferir isso com mais calma no My Anime List, onde há uma lista completinha separando cada coisinha no seu lugar).
Para mim, é impossível citar esse mangá sem falar de desenvolvimento de personagens, principalmente da personagem principal, uma coisa que eu privei de vocês na resenha deste mangá eu irie falar agora. Durante alguns acontecimentos no primeiro capítulo ainda, Yuzu acaba tendo algumas discussões com Mei, onde a provocando, Yuzu puxa um assunto antigo sobre ela ter beijado um professor, onde para calar a menina, Mei beija Yuzu repentinamente, onde vemos que a coisa realmente vai começar, onde dentro dos pensamentos de Yuzu, o beijo que a garota selou nela a provocou uma reação excitante (É, nesse sentido ai mesmo). Essa foi uma das sacadas que mais me deixou curioso por ter lido o primeiro capítulo, normalmente, obras do tipo não se preocupam em  explicar como as personagens ficaram daquela forma, o que as levou a fazer tais atos, já em Citrus, acompanhamos a coisa mais confusa que pode acontecer com uma garota normal, a transição para o "lesbissismo" (essa palavra existe?), e eles não nos poupam detalhes, vemos todos os pensamentos da Yuzu, onde nem ela está entendendo direito como aquilo tá acontecendo, mas ainda sim, a situação convence, o que sempre valorizei, em qualquer obra, e nessa não seria diferente. Bom, saindo um pouco dessa parte, mas ainda sim continuando no desenvolvimento de personagens, esse mangá não deixa a desejar em um termo mais geral, você sente mudanças nos personagens, e mesmo assim, não fica algo muito forçado, é genial a forma que foi colocada a relação das duas de forma tão humana, normalmente quando um mangá do tipo sai, você espera que ou seja algo totalmente puro, o use seja algo totalmente depravado, afinal, eles precisam de um público alvo certo pra isso, mas em Citrus não, não existe um padrão, num geral você vê sim uma relação mais pura de personagens, da mesma forma que acaba presenciando situações bem mais carnais e primitivas (Ser humano é meio complexo as vezes ;3;). Além de situações e desenvolvimentos, contamos com um elenco de personagens muito carismáticos... e a Matsuri... mas fora ela, é impossível você não se importar pelo menos um pouco com as personagens dessa obra, principalmente as principais, que dão um show de presença toda vez que aparecem num quadradinho novo.
Para mim, é importante um mangá ter um bom visual, uma arte legal para acompanhar a leitura, e posso dizer que este mandou MUITO bem nisso, o design dos personagens são ótimos, nada é muito exagerado, é tudo bem humano como deveria, tanto que uma das personagens mais diferentes de todo o mangá é a própria Yuzu, que é uma gyaru revoltada com a vida (você vê que a coisa é completa quando tem explicação até pro design dos personagens), em Citrus terá uma chuva de artes lindas, capas cada vez mais bem desenhadas e detalhadinhas, e cenas muito expressivas com um ar artístico genial, acredito que não tenha muito o que reclamar sobre isso (Claro, acontece alguns erros de vez em quando, mas isso é beeem raro).Voltando um pouco para a parte do plot e falando mais por cima, apesar da história de Citrus ser relativamente séria, ele não perde tempo para fazer piadas nas mais diversas vezes, e temos situações realmente muito engraçadas, fora também que como já foi citado, a história deste mangá toma alguns caminhos bem inesperados, o que faz dessa obra, bem curiosa para se ver, mesmo quem não é muito ligado ou não curte conteúdo envolvendo relações entre o mesmo sexo, seja por se sentir desconfortável com isso, ou por não curtir mesmo, é legal dar ao menos uma conferida em Citrus, eu mesmo estranhei de cara, mas fiquei com o queixo no chão quando vi do que realmente se tratava, que não era só uma desculpa para ter meninas se pegando em preto e branco com imagens grandonas, que não seria algo pra ler e dormir na hora de tão chato, de descobrir que realmente tinha algo ali.


Para finalizar, Citrus possui uma nota de 8.07 (No momento em que essa postagem está sendo feita), o que para um mangá dentro do MAL, é uma nota muito boa, isso sem contar que dentro do gênero yuri, é um mangá bem conceituado, tendo uma das maiores nota dentre eles (ou era a maior, não me lembro direito agora). Não sei bem o poder que esse mangá tem no Brasil, mas lá fora vem tendo um espaço bem legal, e se continuar com a mesma qualidade, ou se pá, melhorando, essa será uma obra a ser lembrada a vida toda, e com certeza valerá a pena a espera e paciência de leitura de todos!

Bom pessoal, acho que é isso, espero que tenham gostado desse DJAN, curtiram mesmo? Conhecem algum anime ou mangá que acham que vale a pena ser mencionado aqui? Deixa aí nos comentários que eu dou uma olhadinha, quem sabe ele não vire nosso próximo post!


You See!~

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Jogo em Destaque!

Mega Maker[ENG]

Page Oficial e Twitter

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Copyright © Melhores Jogos News -Black Rock Shooter- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan